Other formats

    TEI XML file   ePub eBook file  

Connect

    mail icontwitter iconBlogspot iconrss icon

The Endeavour Journal of Joseph Banks 1768–1771 [Volume Two]

8. The Viceroy to Banks

8. The Viceroy to Banks

[Commonwealth National Library Ms]

Ao Sr Cavalheiro Joseph Banks, Membro da Sociedade Real de Londres, e das Ciencias, e Artes

De Conde Vice Rey do Estado

Pro Memoria do Conde Vice Rey do Estado do Brazil, em resposta a do Snr. Cavalheiro Joseph Branks [sic].

Eu já expuz a V. Sa as razoens fundamentaes, que me não permitem, ainda que com grande sentimento meo, servilo na sua pertencao, de cuja opinião me não faz mudar o que V. Sa me allega no prezente memorial, pois eu não devo responder pelo que os meos Antecessores fizerão, senão pelo que eu obrar, razoens, e Ordens particulares segundo as conjunturas daquelle tempo as moverião a relaxarse nas Ordens geraes; e como aquellas circunstancias me faltão a mim, não posso em couza alguma hir contra as ditas Ordens geraes sem faltar á minha obrigacão, e á minha honra.

V. Sa se enganou muito em persuadirse, que El Rey Fidelissimo meu Amo Zéla mais das Nacioens Estrangeiras o Interior da America, do que os portos do mar; sendo o fim principal deste zelo evitar a introduce de fazendas, que não venhão dos nossos pórtos de Europa, claro está, que mayor hé o damno, que nos podem Cauzar os que vem de Reinos Estrangeiros em direitura ã elles, do que aquelles que passão primeiro por Terras de Espanha.

Eu não digo, nem Suponho que V. Sa virá com semelhante intento, mas como este ponto hé de tão grande importancia para a conservação do nosso Comercio, não pode, nem deve ficar Sugeito ao meu arbitrio a modifição das Ordens ã este rerpeito. Rio de Janeiro 20. de Novembro de 1768.

Conde de Azambuja